Dúvidas frequentes
- Lidiane Leturiondo
- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mar.
Como funciona o tratamento psicanalítico?
Durante os atendimentos o paciente é convidado a falar livremente, e o tratamento envolve um conjunto de intervenções que buscam acessar, entender os processos inconscientes que influenciam o comportamento e os sentimentos da pessoa que busca ajuda.
O que falar na primeira consulta?
Na primeira sessão, é importante compartilhar um pouco da sua história e as razões que o levaram a procurar o serviço. Não há uma maneira certa ou errada de iniciar a conversa — o objetivo é abrir espaço para que você possa se expressar, sem pressa ou exigências, de acordo com o que achar mais importante compartilhar.
Lembre-se de que este é um ambiente seguro e acolhedor. Estou aqui para escutar e te acompanhar neste percurso.
Só o paciente fala e o o analista escuta?
A ideia do psicanalista com 'cara de paisagem' sugere uma neutralidade passiva, que não intervém em nenhum momento na fala do paciente. No entanto, há uma diferença importante entre uma neutralidade passiva e uma neutralidade ativa. A segunda, por meio de um ambiente acolhedor e livre de julgamentos, permite o analista intervir ativamente na fala que vai sendo construída, a partir da narrativa única de cada paciente que inicia o tratamento.
Como funciona o atendimento com crianças?
Inicialmente, realiza-se um primeiro contato com os responsáveis, que pode ocorrer com ou sem a presença da criança. O atendimento é sempre conduzido de forma integrada, ou seja, durante o tratamento da criança, há também um acompanhamento dos responsáveis em determinados momentos dos encontros.
Vale ressaltar que o atendimento com o responsável é considerado uma consulta regular.
Como funciona o pagamento?
Para o agendamento da primeira consulta na modalidade on-line, é necessário efetuar metade do valor com até 24 horas de antecedência, mediante envio do comprovante.
Preferencialmente, o pagamento pelas consultas deve ser feito nos dias de atendimento, após o início do tratamento. No entanto, outras possibilidades de pagamento podem ser combinadas, de acordo com as necessidades do paciente. Essas alternativas podem ser discutidas e acordadas ao final do primeiro atendimento, podendo ser alteradas ao longo do percurso. Em casos de atendimentos com crianças, o responsável poderá definir, em conjunto com a analista, a forma mais adequada de realizar os pagamentos.
Todas as condições serão discutidas com clareza, garantindo um entendimento mútuo e o comprometimento com o tratamento, sempre respeitando as particularidades tanto do paciente quanto do analista.
O investimento financeiro vai além de uma simples transação econômica. Não se trata apenas de um preço, mas de um valor que simboliza o compromisso de quem busca ajuda com a própria história.
Quando tempo dura o tratamento?
O tratamento psicanalítico não possui um prazo definido previamente, pois cada paciente é escutado de maneira única, respeitando seu ritmo e subjetividade. Trata-se de um processo profundo, voltado para as questões inconscientes, como conflitos internos e dinâmicas emocionais complexas. Nesse contexto, o tempo deixa de ser o cronológico, ou seja, a duração do tratamento pode variar de acordo com a singularidade de cada caso.
Comentários